Sempre quando vou tocar, seja em um show com o meu trio, dando um workshop, ou mesmo no programa Altas Horas no qual estive durante 14 anos, sinto aquele calafrio. É sempre mágico, envolvente e inspirador!
A música é mesmo uma dádiva divina e um grande meio de comunicação. Para tocar e viver de música, precisamos ser apaixonados pela profissão, gostar de aprender e estudar. Escrevo isso para você querido leitor do blog Soundcheck, porque tudo feito com inspiração e amor, é mais verdadeiro e honesto.
Notação Musical
A inspiração para compor a música intitulada Vera Cruz Island, veio do Gonguê, ritmo melódico que vem do Congo – África, tocado em uma espécie de agogô com duas notas, sendo uma aguda e a outra grave. O Gonguê completa o groove do maracatu.
A alfaia, tambor ícone do ritmo do maracatu é outro elemento importante dentro desta música. A alfaia percute com duas baquetas e o tocador se apresenta em pé.
O baixo e o bumbo da bateria tocam juntos a mesma celula rítmica e simulam a alfaia. Algumas vezes os metais (instrumentos de sopro) tocam juntos também.
Exemplos:
Alfaia, tarol, caixa de guerra, gonguê, ganzá, atabaque, agbê – conhecido como xequerê, são instrumentos do maracatu. Reproduzir este conjunto de instrumentos tocando somente a bateria, não é tarefa fácil. Por essa razão tocando a caixa, aplico flams, rulos, além de variações e assim simular este grupo de percussionista.
Caixa com os acentos
Caixa com flam e rulo
PARTES DA MÚSICA
A música Vera Cruz Island é dividida em partes representadas pelas letras: A, A2, B, C, D e E.
1. Letra A: caixa, bumbo e o hi-hat (pratos do pé), compõem o groove da letra A, soando mais percussão.
2. Letra A2: bumbo, caixa e hi-hat (tocado com a baqueta), tocam o ritmo do maracatu adaptado para a bateria.
Acesse o youtube e procure pela musica Vera Cruz Island com Vera Figueiredo. Você também irá encontrar outros bateristas tocando a mesma música.
Lembrando que a inspiração para compor a música Vera Cruz Island veio do gonguê, ritmo melódico originário do Congo, África, tocado em uma espécie de agogô com duas notas, uma aguda e outra grave.
O gonguê completa o groove do maracatu.
Acesse o youtube e procure a música “Toque o Gonguê” do Maracatu Estrela Brilhante do Recife.
Continuação das partes da música.
3. Letra B: esta seção tem inicio no compasso 22 e vai até o compasso 30 da música. Nos compassos 1 e 2, eu toco o mesmo groove da letra A, mas com o bumbo tocando semínimas nos tempos 1 e 3.
Mesmo groove, com pausa de semicolcheia nos tempos 1 e 3 seguido de uma colcheia pontuada. Pausa de semínima nos tempos 2 e 4.
Do compasso 26 até o compasso 28 eu toco o groove de rock invertendo os downbeats, causando um efeito de deslocamento.
No compasso 29, a música vai para um double-time feel que se estende até o compasso 47 com um groove de rock.
Letra C: o groove abaixo acontece nos compassos 31 e 32.
Do compasso 33 até o compasso 36, eu toco o tribal groove abaixo. Nesses compassos, eu ataco junto com os metais.
Letra D: do compasso 37 até o compasso 58, eu toco um Cha Cha-groove. Este é um trecho interessante, porque eu toco o bumbo como um padrão de tumbao, junto com o contrabaixo. Abaixo o compasso 37.
No compasso 39, a fórmula de compasso muda para 3/4 enfatizando a frase da melodia, retornando para 4/4 no compasso 40.
No compasso 48, eu retorno para o half-time feel e o groove do maracatu.
No compasso 51, eu toco um groove de rock invertendo os downbeats nos compassos 52 e 53 finalizando no 54 , quando inicia 04 compassos do groove principal do maracatu.
Letra E: um double-time feel groove no ride e no aro da caixa inicia no compasso 59 e vai até o 72.
Letra F: o tribal groove retorna no compasso 75 com uma virada para retornar D.S. na letra D, então salta para a Coda final.
Na Coda, eu toco o groove tribal que inicia no compasso 76 e vai até o compasso 81. Nos compassos 78 e 79 acontecem os ataques, juntos com os metais num crescendo até o compasso 80 e terminando na última colcheia deste compasso ligada ao 1o tempo do compasso 81.
Vamos tocar a música Vera Cruz Island lendo a partitura.
Para tocar junto, você deve fazer o download do audio e da partitura da música:
O audio está em estéreo e a gravação está com o canal do click separado do canal da música. Caso você tenha uma mesa de som, você controla o volume do click e da música separadamente.
Lembrando a notação musical para tocar a música.
Notação Musical
Divirta-se!
Gostou desse post?
Comente, curta e compartilhe!