No último dia 23, fomos até o Atmosphera Studio, para registrar o primeiro encontro de compositores. E olha só, que show! Já no primeiro encontro, estiveram presentes Michel Alves, Ruan Soares e Rafael Torres, em uma parceria inédita, que renderam grandes histórias e uma bela canção!
Ed Junior fala dessa parceria com os compositores: “Os encontros acontecerão semanalmente, as terças-feiras, com o objetivo de reunir compositores para criarem músicas de qualidade que poderão ser encaixadas nas produções do Atmosphera”.
Sem falar nas oportunidades que os compositores terão para se conhecerem, comporem juntos e quem sabe, a partir daí, criarem novas parcerias. “Uma ótima oportunidade para quem não tem costume de compor em parceria, vir para cá, conhecer novos compositores e futuros parceiros”, frisa Ed Junior, o idealizador do encontro.
Após algum tempo no estúdio, já com a composição em mãos, fomos bater um papo com eles. Perguntamos sobre o processo de criação, se realmente é só inspiração ou precisa transpiração para fazer uma música. A resposta foi unânime. Algo sem muitas regras, mas que é preciso além de inspiração, dedicação e muita transpiração.
Rafael fala que precisa inspiração, mas para chegar até aqui, precisou transpirar muito… e completa dizendo: “Na minha visão, hoje, a música boa é a que te leva para algum lugar. Em apenas três minutos, é preciso levar milhares de pessoas a algum lugar! Mas até que você consiga descobrir e chegar nisso, o que pode ser bom, o que não pode, o que as pessoas podem gostar… é preciso muita dedicação e muita transpiração”.
Michel complementa dizendo que no início foi completamente inspiração, mas com o tempo percebeu que não poderia deixar só para os momentos de maior criatividade. “Tem que sentar e fazer a coisa acontecer… Fica ainda melhor com um parceiro, por que ele te incentiva. Hoje posso dizer que trabalho com inspiração e transpiração”.
A parceria como foi citada, é algo que traz uma pitada de motivação e inspiração também. Para Ruan, compor em parceria é algo mágico. “É sentar com meus parceiros para escrever, que o negócio já começa a fluir”.
Hoje em dia vivem de composições que estão na boca do povo, interpretadas por diversos artistas. Michel diz que é uma profissão e que é preciso muita dedicação, como em qualquer outra. Sem bola de cristal para conseguir os feitos que cada um já conseguiu na música, Ruan comenta que hoje ele estuda cada artista: “É preciso se dedicar ao artista! Tirar um tempo para pesquisar e fazer um trabalho voltado para o artista em questão”.
“Sair da minha cidade com um violão nas costas, um monte de sonho
na mala e hoje estar aqui… é colocar o joelho no chão e agradecer a Deus!”
Rafael Torres
“Outra coisa… é prestar a atenção no povo. Sair na rua e prestar atenção no que o povo está falando. Trazer o mundo real para dentro da música. O cara tem que ouvir a música, se identificar e sentir que ela está falando com ele”. Assim Michel vai encontrando maneiras de deixar suas composições mais próximas do que o público quer ouvir.
Os três descrevem que ter uma música selecionada para o repertório de um grande artista, escutar nas rádios, carros, bares… é uma realização muito grande. É como um gol na final do campeonato, o coração vai a milhão. Ruan nos conta que escutar suas composições na boca do povo é a realização de um sonho, ainda mais para um cara que vem de um lugar muito pequeno.
“Eu sou a prova viva que se realiza sonho aqui nessa terra, amigo!”
Ruan Soares
Perguntamos para Michel, sobre o valor que esses encontros têm para a composição. “Isso é uma oportunidade top… você estar do lado de um produtor renomado, não tem coisa melhor! Além de compor com pessoas que você ainda não tinha feito nada, como hoje, com o Rafael Torres”.
E depois de tanto trabalho é hora de comemorar com um churrasco que bota inveja em qualquer um, regado a uma cervejinha bem gelada, whisky, vinho…
Bom, é isso pessoal… estaremos presente, sempre que der! Acompanhando tudo de perto e quem sabe não presenciamos um momento histórico… a composição de um novo hit! Vlw ae turma!
Compositores interessados em participar dos encontros, entre em contato com o Atmosphera Studio pelo WhatsApp (11) 99614-2916
Eu sou um aspirante à compositor tenho algumas músicas , as quais acredito muito. Mas tenho dificuldade de ser ouvido. (Acho que isso é um problem que acontece com uma certa frequência…)
Com chegar em alguém do ramo pra ao menos ter seu trabalho avaliado?
Esse é meu questionamento. Obg.