Acompanhamos na última semana, como foi o recital de um dos mais importantes quarteto de violões da atualidade, formado por Chrystian Dozza, Fábio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina, em “Violões das Revoluções”.

Falamos com Sydney, que nos explicou como as características do disco “Xangô”, o sétimo do quarteto, que teve seu lançamento em junho/15, na Sala São Paulo, junto com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, regida por Isaac Karabtchevsky, coincidiram com a proposta do Sesc: “Como o disco pega peças de momentos críticos do século 20 e começo do século 21 da cultura brasileira e da relação do Brasil com o mundo, organizamos as peças numa ordem que caiu como uma luva dentro da proposta que Sesc Vila Mariana está fazendo”.
Também nos contou sobre a relação especial que o quarteto tem com o Sesc. “Uma instituição que oferece para qualquer artista desde um iniciante ao mais experiente, toda a estrutura necessária para a realização de uma excelente apresentação. A única preocupação que temos é com a parte artística. Com o Sesc Vila Mariana, essa relação é ainda mais especial, trata-se de um lugar onde o Quaternaglia tocou muitas vezes, tanto no teatro quanto nesse auditório, que é um lugar mais aconchegante e intimista”. E assim foi o clima do recital que acompanhamos.

Vimos nessa apresentação um resumo do “Xangô”, um disco, que recebeu boas criticas de jornais brasileiros e recentemente uma critica de uma das principais revistas de violão norte americana. Sidney define o disco como: “Um disco que preparamos com muito cuidado somente com composições brasileiras, sendo algumas composições dedicadas a nós, então, trata-se de uma primeira gravação, algumas outras são arranjos que nós fizemos e outras são composições que trabalhamos juntos com os compositores. A própria faixa título que são as variações sobre o tema de Xangô, do Almeida Prado, é uma peça que já tem praticamente 10 anos de trabalho, o compositor trabalhou em uma revisão e infelizmente acabou morrendo em 2010, o que esfriou um pouco nossa continuidade de trabalho com ela. Agora nós resolvemos resgatar todas as anotações, lembrar todas as experiências vívidas com ele e gravar. Temos sete compositores brasileiros de diversas gerações, desde de Villa Lobos, o mais velho, até compositores na faixa dos trinta anos, inclusive uma música de autoria do Crystian que faz parte do quarteto.”
Agradecemos especialmente a produção Quaternaglia Guitar Quartet e ao Sesc Vila Mariana.